Cordas

Ivan Labussiere


Vindo de uma família de artesões, em 1993 aos 17 anos, Ivan Labussiere, inicia suas pesquisas sobre liuteria e música, autodidata, em 1999 constrói seu primeiro instrumento, um violino de modelo personalizado qual decide mostrar a um violinista profissional, “John Spin”.
Surpreso com o trabalho de Ivan, John sugeriu que levassem aquele violino ao luthier local, João Rossi, analisando aquele instrumento Rossi disse que este tinha fortes características Italianas, e que Ivan tinha um grande talento e deveria dedicarsse em tempo integral a liuteria.

Não demorou muito até que o talento de Ivan fosse reconhecido internacionalmente, no inicio de 2004 Ivan, recebeu uma encomenda do Renomado Maestro da Danish Radio Sinfonietta “Staffan Borseman” (também, atual editor da revista The Strad e embaixador da Strad Invest). Mr. Borseman solicitou a Ivan que construísse um violino especial, e que este seria usado especificamente para solos, quando o violino foi entregue ao Maestro suas expectativas foram superadas; comenta o Maestro Staffan:
“Dear Colleagues, Some months ago I got my precious violin made by Master violinmaker Mr. Ivan Labussiere. The violin, a Guraneri del Gésu model, is a beauty in all details. The sound is fabulous. The special made accessories in rosewood/gold fitting, a personal gift made by Master violinmaker Mr. Rafael Sando Luteria, completes the perfection of this masterpiece”.

Em 2006, Ivan construiu o atual violino do Grande Violinista Nathan Schwartzman, que comenta:
“Obrigado pelo maravilhoso instrumento, meu caro amigo e excelente luthier Ivan Labussiere, com sincera lembrança Nathan Schwartzman”.


Ivan Labussiere Mestre liutaio

A direita foto do Grand-violino "Labussière" construído em 2008 qual teve o som comparado com violino Il Cannone Guarnerius, que pertenceu ao violinista Niccolò Paganini (1782–1840). Em 2008, Ivan foi convidado pelo Maestro Staffan Borseman, para construir mais dois violinos especiais, porém um destes deveria ser construído no workshop particular de Rebecca W. Rodman (Diretora executiva da Fundação Maestro), o Workshop está situado no Palazzo Cattaneo em Cremona, Itália.

Ao finalizar os dois novos violinos, estes também tiveram suas expectativas ultrapassadas, ao serem tocados por diversos violinistas de prestígio mundial, os violinos receberam muitos elogios, alguns destes eram a comparação do som com violinos antigos como o “Cannone de Paganini”, isto devido às ricas características acústicas evidentes e desejáveis: fácil execução, grande potência, timbre maduro e colorido, etc.

O trabalho na Europa também contribuiu com o aperfeiçoamento técnico e artístico de Ivan, enriquecendo o estilo de seus instrumentos. Atualmente Ivan foi titulado através de seu trabalho como Mestre Liutatio, alcançando o reconhecimento internacional de alguns dos mais importantes Mestres e cientistas liutaios de nossa época; como os Robert Zuge, Robert Cauer, Gregg T. Alf, Bernard Neumann, Cláudio Amighetti e outros.

Ivan também foi convidado a passar uma semana na residência de Robert Zuger situada na Suécia, Robert Zuger ajudou Ivan a concluir suas teses e a aperfeiçoar suas técnicas profissionais, uma delas trata especificamente do processo de equalização entre as energias envolvidas no instrumento, esta técnica só pode ser aplicada após o término da construção, colagem e montagem de todas as peças do instrumento, isto devido ao simples fato de que só é possível analisar e modelar um sistema após ter acesso as resultantes que o compõem, tais como: energia elástica, potencial, acumulada, força, tração, tenções e deformações geradas pelas cordas, etc.

Esta técnica, leva a construção do violino a um novo patamar artístico e cientifico, e exige do construtor extrema acuidade em sua aplicação, tendo em vista que a madeira já recebeu os tratamentos especiais para controle de parte de suas variáveis (tempera), é então necessário aproximadamente mais sete meses para a finalização total do violino, ou seja, dois meses para a construção e colagem de todas as peças, três meses para a equalização dinâmica e mais dois meses para o a aplicação, secagem e acabamento do verniz.

Este processo permite definir a maior parte das características acústicas desejáveis de um instrumento logo no inicio de sua vida, já que o som é a resultante do comportamento dinâmico do sistema mecânico envolvido, esta técnica também ajuda a previnir o instrumento contra possíveis alterações sonoras que normalmente são causadas pelas pequenas deformações naturais da madeira, variações climáticas, e outras características indesejáveis causadas pelas variáveis.

Tendo construído mais de 110 instrumentos entre violinos, violas e violoncello e ter lecionado liuteria a 11 alunos, Ivan atualmente se dedica á construção e restauração de instrumentos de arco de corda, barrocos e modernos da família do violino. Em seu tempo livre trabalha na escrita de um livro qual já completa mais de 10 anos antes mesmo de ser lançado, o livro visa o ensino das técnicas e processo de construção de um violino em seu passo a passo. Ivan também contribuiu com pesquisas acústicas para The University of New South Wales, localizada em in Sydney, Austrália

Robert Zuger visita o Atelier Labussiere, uma semana para o aperfeiçoamento de técnicas relativas a arquitetura de instrumentos "Brasil 2011"
Gregg T. Alf analisa cuidadosamente o violino Labussière, e comenta sobre a perfeição do corte dos F's e ajustes" Cremona 2008"
Visita ao caro amigo e Mestre Giovani Luchi "Cremona 2008", alem dos excelente arcos ele prepara um perfeito café Italiano! "Cremona 2008"
Robet Cauer elogia os ajustes de Ivan Labussiere, durante sua estadia de três meses no Palazzo Cataneo em "Cremona 2008"
Torre de Pisa Italia "inspiração em Itália "
Museu do Louvre Paris "inspiração em Paris "
Piazza dei Miracoli de Pisa, Torre de Pisa Italia "inspiração em Itália"
Champ De Mars, Touer Eifefl "inspiração em Paris "
Murano Itália "InspiraçãoVeneza"
Dinamarca "Inspiração familiar "
Itália "Inspiração Milano"
Itália "InspiraçãoVeneza"
Visita a Robert Zuger " Suécia 2008"
Passeio por River Po "Cremona"
Palazzo Cataneo "Cremona"

 

atelier labussiere

Atelier Labussiere localizádo em São Paulo, Brasil

Atelier Labussiere

Contato email: lygia@atelierlabussiere.com ou Tel/Fax. (11) 2675 9904

Horário de atendimento: de 2ª a 6ª das 9h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00